Results for 'Nascimento Carlos Arthur R. Do'

1000+ found
Order:
  1.  24
    Rir é o próprio do homem.Carlos Arthur R. Do Nascimento - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):27-32.
    Este pequeno texto tenta investigar as origens do conhecido exemplo “o riso é o próprio do homem”. Conclui-se que, se não a origem, a difusão do exemplo encontra-se na Isagoge de Porfírio.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Carta de descartes a Elisabeth.Nascimento Carlos Arthur R. Do - 1984 - Trans/Form/Ação 7:61-68.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    No title available.Nascimento Carlos Arthur R. Do - 1984 - Trans/Form/Ação 7:61-68.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    To laugh is proper to the man.Carlos Arthur R. Do Nascimento - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):27-32.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    S. Tomás de Aquino e o Conhecimento Negativo de Deus.Carlos Arthur R. Do Nascimento - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):397-408.
    O presente artigo visa apresentar o carácter negativo do conhecimento humano de Deus, de acordo com S. Tomás de Aquino. Tal dá-se por causa do objecto próprio do conhecimento intelectual humano e por causa da transcendência de Deus, que está acima de tudo o que existe e que podemos apreender. Esta característica do conhecimento humano de Deus afecta mesmo a revelação divina e a sagrada doutrina. Com efeito, se a revelação alarga o alcance do conhecimento humano, não lhe altera o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Alcuíno Três livros sobre a fé na santa e indivisível Trindade. Ao glorioso imperador Carlos Magno a Deus devoto.Carlos Arthur R. Nascimento - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):553-557.
    LIVRO 1 Prefácio Em nome da santa Trindade. Embora estejamos afastados da alegria da felicidade bem-aventurada na cegueira deste exílio, como pena justíssima pelo pecado original, não estamos de tal modo cortados e separados dela que mesmo, no que é mutável e temporal, não saibamos buscar ou desejar a eternidade, a verdade, a felicidade. O que se percebe pelo fato de que não temos vontade nem de morrer, nem de nos enganar, nem de estar na miséria. Donde, por este instinto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    O descompromisso ontológico da ciência moderna E suas raízes medievais.Carlos Arthur R. Nascimento - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):649-658.
    Tomás de Aquino ou Roberto Grossetestenão podiam prever a importância que aciência matematizada da natureza assumiria apartir do século XVII. Eles, no entanto, nãocontestam a possibilidade de um conhecimentoda natureza baseado em seus aspectos quantitativose não na essência das substâncias naturais.Eles reservam um lugar para este tipo de ciênciae o justificam. Quanto a Tomás, é preciso aindalembrar que, embora para ele o objeto próprioproporcionado de nosso intelecto seja a essênciadas coisas materiais, não conhecemos as diferençasespecíficas nem das substâncias materiaisnem das (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. PEREIRA, R. H. S. (2012). Averróis – A Arte de Governar. São Paulo, Editora Perspectiva. 335 p.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:157-158.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    [Recensão a] PEREIRA, R. H. S. - Averróis: a arte de governar.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:157-158.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  48
    O caminho intermediário: alguns limites do conhecimento intelectual humano, segundo Tomás de Aquino.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 1996 - Trans/Form/Ação 19:205-210.
    This work intends to present the scope and limits of the human intellectual knowledge according to Saint Thomas Aquinas, mainly on the ground of questions 84 and 85 of the first part of his Theological Summa.O presente trabalho tem a intenção de apresentar o alcance e os limites do conhecimento intelectual humano de acordo com Tomás de Aquino, tendo como base sobretudo as questões 84 e 85 da primeira parte de sua Suma de Teologia.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  15
    Três tradições explicativas na lei da queda dos corpos.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 1983 - Trans/Form/Ação 6:05-12.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  46
    A carta de Galileu à Grã-Duquesa Cristina de Lorena.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2000 - Discurso 31:323-328.
    O propósito deste artigo é mostrar como a carta de Galileu a Cristina de Lorena procura compatibilizar o sistema copernicano com o texto bíblico. Para isso, ela obedece aos cânones da arte de escrever cartas ( ars dictaminis ) codificados desde a Idade Média, cujas partes tradicionais são: saudação, captatio benevolentiae, exposição, petição e conclusão.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    As duas faces da ciência de acordo com Tomás de Aquino.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):57-74.
    Resumo: Tomás de Aquino, ao falar de ciência mostra-se influenciado pelo Segundos analíticos. Entende ciência quer como uma disposição mental, quer como um conjunto de proposições de acordo com as propriedades e relações lógicas e epistêmicas das proposições que dele fazem parte.: When dealing with science, Thomas Aquinas proves to have been influenced by the Posterior Analytics. He understands science either as a mental disposition or as a set of propositions organized according to their properties and their logical and epistemic (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  20
    A little more on Galileo and the mixed sciences.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2013 - Revista Filosófica de Coimbra 22 (44):309-320.
  15.  16
    No title available.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 1981 - Trans/Form/Ação 4:75-79.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  35
    O tratado sobre a luz de Roberto Grosseteste.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 1974 - Trans/Form/Ação 1:227-237.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Quatro textos de Galileu.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 1980 - Trans/Form/Ação 3:143-147.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  23
    Renversant la hiérarchie.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2015 - Quaestio 15:571-579.
    The notion of hierarchy is omnipresent in 13th century. It is present even when the term is not used, as it happens regarding the faculties of the human soul, where the sensible knowledge and the passions are considered as inferiors to the intelligence and the will. However, Thomas Aquinas to describe the utmost wisdom to which the humans may aspire, viz the wisdom gift of the Holy Spirit, uses the senses and, among these ones, touch and taste, the most material (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    Nota sobre a questâo dos universais en Tomás de Aquino.Carlos A. R. Do Nascimento - 2000 - Revista Española de Filosofía Medieval 7:137-140.
    En esta nota, el autor recuerda cómo Santo Tomás de Aquino se ha ocupado del problema de los universales, señala los textos más importantes en que aborda tal cuestión y formula algunas observaciones en torno a ellos. Finalmente, traduce al portugués uno de estos textos.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    A justiça geral em Tomás de aquino.Carlos Artur R. Do Nascimento - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):475-479.
    O presente trabalho visa apresentar a noção de justiça geral de acordo com Tomás de Aquino, bem como a evolução desta noção desde o Comentários às sentenças até a Suma de Teologia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  27
    Tomás de Aquino e a metafísica.Carlos Arthur Ribeiro Do Nascimento - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):233-254.
    O presente texto é uma exposição do proêmio do Comentário de Tomás de Aquino à Metafísica de Aristóteles. Segue pari passu o texto do proêmio, mostrando sua articulação lógica e esclarecendo alguns conceitos utilizados no mesmo. Contém em anexo uma tradução em português do texto do proêmio, o plano do mesmo e o detalhamento deste quanto ao item referente “ao que é inteligível ao máximo segundo o conhecimento intelectual”, isto é, “de acordo com a separação da matéria”.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  26
    Resenha/review.Carlos Arthur Ribeiro Do Nascimento - 1990 - Trans/Form/Ação 13:147-149.
  23.  18
    Miguel attie filho, O intelecto em Ibn Sina . Cotia: Ateliê editorial, 2007.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):255.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    Ministério diaconal: história e teologia.Carlos Alexandre do Nascimento - forthcoming - Horizonte:1286.
    Luciano Rocha Pinto é professor e pesquisador, doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ), com Pós-doutorado em História, pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) e pós-doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua na área de história política, poder pastoral no ocidente e perspectivas do espaço sagrado. Além de exercer o ministério diaconal na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, realizando pesquisa também sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    À procura da origem da obra de arte: Heidegger leitor de Aristóteles.Carlos Arthur Resende - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):152-163.
    No presente trabalho, pretende-se abordar a destruição fenomenológica, operada por Heidegger no ensaio A Origem da Obra de Arte, dos termos "matéria" e "forma", tomados da filosofia aristotélica como fio condutor da interpretação do ente enquanto tal e, por conseguinte, também da obra de arte. Para Heidegger, tal par conceitual procede da interpretação do modo de ser do utensílio, e, portanto, não diz respeito ao modo de ser específico da obra. Como a história da metafísica orientou-se pelos termos "matéria" e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Hannah Arendt & João Guimarães Rosa: Reflexões sobre a amizade e a educação.Carlos Eduardo Gomes Nascimento - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):2-29.
    O artigo debate a relação entre a concepção da amizade (philia) e a noção de educação no pensamento de Hannah Arendt e as estórias do sertão de João Guimarães Rosa. Arendt concebe a educação como um espaço de mediação e cuidado entre as gerações, em que as mais antigas têm a responsabilidade de introduzir as gerações mais novas no mundo. Considerando essa perspectiva, aborda-se a possibilidade de pensar a ideia da educação que narre estórias que criem um laço de amizade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    “O mais perigoso dos bens...”: Heidegger E a ambiguidade da linguagem.Carlos Arthur Pereira - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):72-83.
    Em uma conferência de 1936, intitulada Hölderlin e a Essência da Poesia , o filósofo alemão Martin Heidegger comenta um escrito do poeta Friedrich Hölderlin, que caracteriza a linguagem como “o mais perigoso de todos os bens”. Na leitura de Heidegger, linguagem é, enquanto força de exposição do ser, também o principal perigo para o próprio ser. Isto porque, uma vez que o ser expõe-se por meio dos entes, ele jamais se deixa apreender enquanto tal, abrindo a possibilidade de se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    Correct vs. 'merely true' act‐descriptions.Arthur R. Miller - 1974 - Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy 17 (1-4):457-460.
    This paper is a critical analysis of David Rayfield's attempt to distinguish true from correct descriptions of human actions (Inquiry, Vol. 13 [1970], Nos. 1?2). It is argued that the analysis fails to do the job required of it for two reasons. First, the analysis of true descriptions is circular insofar as it turns on the notion of an ?unbound action?. Secondly, and independent of the charge of circularity, it is shown that the basis upon which Rayfield draws the true?correct (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  30
    Wanting, intending, and knowing what one is doing.Arthur R. Miller - 1980 - Philosophy and Phenomenological Research 40 (3):334-343.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  30.  79
    Vocabulary and general intelligence.Arthur R. Jensen - 2001 - Behavioral and Brain Sciences 24 (6):1109-1110.
    Acquisition of word meanings, or vocabulary, reflects general mental ability (psychometric g) more than than do most abilities measured in test batteries. Among diverse subtests, vocabulary is especially high on indices of genetic influences. Bloom's exposition of the psychological complexities of understanding words, involving the primacy of concepts, the theory of mind, and other processes, explains vocabulary's predominant g saturation.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  29
    Ii. intentions and conditions of satisfaction.Arthur R. Miller - 1981 - Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy 24 (1):115 – 121.
    This paper discusses a problem arising from the way in which John Searle marks the distinction between intentional and unintentional action (Inquiry, Vol. 22, pp. 253?80), namely, that of adequately distinguishing those events which we regard as unintentional actions on the part of an agent from those other events occasioned by or brought about as a result of his action which we (correctly) do not countenance as actions of any sort ? unintentional or otherwise. Searle's attempt to distinguish them in (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Publicity and Civil Disobedience.Arthur R. Miller - 1979 - Philosophy Research Archives 5:493-501.
    This paper is a critical discussion of Robert T. Hall's recent attempt to construct a "minimal" definition of 'civil disobedience.' It is shown that the analysis, if applied consistently, results in a definition which is too minimal in including far too much under the rubric of 'civil disobedience.’ Furthermore, it is argued that Hall himself is not consistent in his treatment, the result being a definition which is too restrictive insofar as it excludes certain clear cases of civilly disobedient action. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    “O mais perigoso dos bens...”: Heidegger E a ambiguidade da linguagem.Carlos Arthur Resende Pereira - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):72-83.
    Em uma conferência de 1936, intitulada Hölderlin e a Essência da Poesia, o filósofo alemão Martin Heidegger comenta um escrito do poeta Friedrich Hölderlin, que caracteriza a linguagem como “o mais perigoso de todos os bens”. Na leitura de Heidegger, linguagem é, enquanto força de exposição do ser, também o principal perigo para o próprio ser. Isto porque, uma vez que o ser expõe-se por meio dos entes, ele jamais se deixa apreender enquanto tal, abrindo a possibilidade de se tomar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  54
    Proceedings of the 4th World Conference on Research Integrity: Brazil, Rio de Janeiro. 31 May - 3 June 2015.Lex Bouter, Melissa S. Anderson, Ana Marusic, Sabine Kleinert, Susan Zimmerman, Paulo S. L. Beirão, Laura Beranzoli, Giuseppe Di Capua, Silvia Peppoloni, Maria Betânia de Freitas Marques, Adriana Sousa, Claudia Rech, Torunn Ellefsen, Adele Flakke Johannessen, Jacob Holen, Raymond Tait, Jillon Van der Wall, John Chibnall, James M. DuBois, Farida Lada, Jigisha Patel, Stephanie Harriman, Leila Posenato Garcia, Adriana Nascimento Sousa, Cláudia Maria Correia Borges Rech, Oliveira Patrocínio, Raphaela Dias Fernandes, Laressa Lima Amâncio, Anja Gillis, David Gallacher, David Malwitz, Tom Lavrijssen, Mariusz Lubomirski, Malini Dasgupta, Katie Speanburg, Elizabeth C. Moylan, Maria K. Kowalczuk, Nikolas Offenhauser, Markus Feufel, Niklas Keller, Volker Bähr, Diego Oliveira Guedes, Douglas Leonardo Gomes Filho, Vincent Larivière, Rodrigo Costas, Daniele Fanelli, Mark William Neff, Aline Carolina de Oliveira Machado Prata, Limbanazo Matandika, Sonia Maria Ramos de Vasconcelos & Karina de A. Rocha - 2016 - Research Integrity and Peer Review 1 (Suppl 1).
    Table of contentsI1 Proceedings of the 4th World Conference on Research IntegrityConcurrent Sessions:1. Countries' systems and policies to foster research integrityCS01.1 Second time around: Implementing and embedding a review of responsible conduct of research policy and practice in an Australian research-intensive universitySusan Patricia O'BrienCS01.2 Measures to promote research integrity in a university: the case of an Asian universityDanny Chan, Frederick Leung2. Examples of research integrity education programmes in different countriesCS02.1 Development of a state-run “cyber education program of research ethics” in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  16
    Empresas, Ditadura Civil Militar Brasileira e Centros de Memória e Documentação Corporativos: Um Estudo Exploratório.Alessandra de Sá Mello da Costa, Marcelo Almeida de Carvalho Silva & Carlos Arthur Vieira Monteiro - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):122-144.
    De 1964 a 1985 o Brasil viveu sob um regime de governo ditatorial que de acordo com a historiografia mais recente foi sustentado, em grande parte, pela própria sociedade civil (MELO, 2012; COMISSÃO, 2014). Mais recentemente, a partir dos anos 1980, cresce o movimento de criação de espaços de memória corporativos com o objetivo de tornar pública a trajetória histórica das empresas (COSTA; SARAIVA, 2011). Dentre estes espaços, adquire relevância os Centros de Memória e documentação como lugares de armazenamento e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Sao Paulo: “II Colóquio de Filosofia Patrística e Medieval da PUC-SP: Homenagem a Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento”.Aline Medeiros Ramos - 2022 - Bulletin de Philosophie Medievale 63:516-528.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    A interação homem-máquina na psicoterapia.Sérgio Alberto Nascimento Melo Junior, Caio Leite de Aguiar, Larissa Kalyne Silva da Cunha & Jean Carlos Rodrigues Brustolin - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:335-347.
    A implementação de tecnologias móveis de informação e comunicação no suporte à Saúde Mental tem atraído a atenção das autoridades. Com a ascensão das Inteligências Artificiais, esse movimento pode ser impulsionado de maneira exponencial. Nesse cenário, esta revisão tem como objetivos verificar a aplicabilidade das Inteligências Artificiais (IAs) na Saúde Mental e analisar os aspectos que favorecem a relação entre IAs e usuários. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, no período (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    The reality of hierarchical morphological structure in multimorphemic words.Yoonsang Song, Youngah Do, Jongbong Lee, Arthur L. Thompson & Eileen R. Waegemaekers - 2019 - Cognition 183 (C):269-276.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. The empathic emotions and self-love in Bishop Joseph Butler and the neurosciences.Arthur J. Dyck & Carlos Padilla - 2009 - Journal of Religious Ethics 37 (4):577-612.
    In Joseph Butler, we have an account of human beings as moral beings that is, as this essay demonstrates, being supported by the recently emerging findings of the neurosciences. This applies particularly to Butler's portrayal of our empathic emotions. Butler discovered their moral significance for motivating and guiding moral decisions and actions before the neurosciences did. Butler has, in essence, added a sixth sense to our five senses: this is the moral sense by means of which we perceive what we (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    O problema da interpretação das obras de arte no pensamento de Arthur Danto.Charliston Pablo Do Nascimento - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Este artigo pretende apresentar o conceito de interpretação das obras de arte no pensamento dantiano. Em um primeiro momento, abordaremos a relevância do conceito de interpretação das obras de arte, principalmente na era pós-histórica da arte. A seguir, apresentaremos a concepção dantiana de interpretação de superfície e sua crítica às correntes hermenêuticas como afirmadoras de klêdons teóricos. Por fim, questionaremos os problemas concernentes à relação entre a tese da interpretação de superfície e supremacia da autoridade do autor para a filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  29
    Effects of Synergism of Mindfulness Practice Associated With Transcranial Direct-Current Stimulation in Chronic Migraine: Pilot, Randomized, Controlled, Double-Blind Clinical Trial.Luana Dias Santiago Pimenta, Elidianne Layanne Medeiros de Araújo, Joyce Poláine dos Santos Silva, Jamyson Júnior França, Pedro Nascimento Araújo Brito, Ledycnarf Januário de Holanda, Ana Raquel Lindquist, Luiz Carlos Serramo Lopez & Suellen Marinho Andrade - 2021 - Frontiers in Human Neuroscience 15.
    Chronic migraine is a difficult disease to diagnose, and its pathophysiology remains undefined. Its symptoms affect the quality of life and daily living tasks of the affected person, leading to momentary disability. This is a pilot, randomized, controlled, double-blind clinical trial study with female patients between 18 and 65 years old with chronic migraine. The patients underwent twelve mindfulness sessions paired with anodal transcranial direct-current stimulation over the left dorsolateral prefrontal cortex, with current intensity of 2 mA applied for 20 (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Dialética E antinomia.Carlos R. V. Cirne Lima - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):621-628.
    A estrutura das antinomias lógicas, redescobertas e reformuladas por Frege e Russell no começo do século XX, consiste num movimento circular que é, ao mesmo tempo, autoflexivo e negativo. Surge, aí, um perpétuo oscilar entre o Sim e o Não, em certos casos, entre verdade e falsidade. Os Lógicos resolvem o problema pela distinção de tipos ou níveis linguagem. Alguns filósofos - Kulenkampff, Kesselring, Wandschneider – pensam ter aí encontrado o mecanismo central que move a Dialética. Procura-se aqui mostrar que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Trauma and loss in the Adult Attachment Interview: Situating the unresolved state of mind classification in disciplinary and social context.Lianne Bakkum, Carlo Schuengel, Sarah L. Foster, R. M. Pasco Fearon & Robbie Duschinsky - 2023 - History of the Human Sciences 36 (3-4):133-157.
    This article examines how ‘trauma’ has been conceptualised in the unresolved state of mind classification in the Adult Attachment Interview, introduced by Main and Hesse in 1990. The unresolved state of mind construct has been influential for three decades of research in developmental psychology. However, not much is known about how this measure of unresolved trauma was developed, and how it relates to other conceptualisations of trauma. We draw on previously unavailable manuscripts from Main and Hesse's personal archive, including various (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  40
    The Contribution of History and Philosophy to the Problem of Hybrid Views About Genes in Genetics Teaching.Charbel N. El-Hani, Ana Maria R. de Alameida, Gilberto C. Bomfim, Leyla M. Joaquim, João Carlos M. Magalhães, Lia M. N. Meyer, Maiana A. Pitombo & Vanessa C. dos Santos - 2014 - In Michael R. Matthews (ed.), International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Springer. pp. 469-520.
    Currently there are persistent doubts about the meaning and contributions of the gene concept, mostly related to its interpretation as a stretch of DNA encoding a single functional product, i.e., the classical molecular gene concept. There is, however, much conceptual variation around genes, leading to important difficulties in genetics teaching. We investigated whether and how conceptual variation related to the gene concept and gene function models is present in school science and what potential problems it may bring to genetics teaching (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Realismo e dialética: a analogia como dialética do realismo.Carlos R. V. Cirne-Lima - 1967 - Pôrto Alegre: Ed. Globo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  41
    Managing the Budget: Stock‐Flow Reasoning and the CO 2 Accumulation Problem.Ben R. Newell, Arthur Kary, Chris Moore & Cleotilde Gonzalez - 2016 - Topics in Cognitive Science 8 (1):138-159.
    The majority of people show persistent poor performance in reasoning about “stock-flow problems” in the laboratory. An important example is the failure to understand the relationship between the “stock” of CO2 in the atmosphere, the “inflow” via anthropogenic CO2 emissions, and the “outflow” via natural CO2 absorption. This study addresses potential causes of reasoning failures in the CO2 accumulation problem and reports two experiments involving a simple re-framing of the task as managing an analogous financial budget. In Experiment 1 a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  47. Heidegger eo Oriente ou da Extrema In-diferença Ocidental in Martin Heidegger no Centena'rio do seu Nascimento 1889-1989. [REVIEW]Carlos Henrique do Carmo Silva - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):301-348.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  28
    Festa e devoção em Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG (Party and devotion in Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p41. [REVIEW]Mara Regina do Nascimento & Durval Saturnino Cardoso de Paula - 2011 - Horizonte 9 (20):41-63.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo O texto trata da Folia de Reis na Comunidade de Cruzeiro dos Peixotos - Uberlândia - MG, que foi alvo de um projeto de pesquisa, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFU) e pelo Programa de Extensão e Integração UFU/Comunidade (PEIC/UFU). Os autores partem da premissa de que foliões, festeiros e devotos são, na feliz expressão de Carlos Rodrigues Brandão, "especialistas" do saber da devoção, por sentirem-se incumbidos de representar (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Arthur Bispo do Rosário: lunacy, art and second-order cybernetics.Carlos Senna Figueiredo - forthcoming - AI and Society:1-4.
    Arthur Bispo do Rosário created separate realities inspired by the objects of his surroundings. He intended to summon up everything and report to God. The objects he found or got from other inmates were waste of the Juliano Moreira Colony where he lived in seclusion because the lords of order categorised him as mentally ill. Bispo began by unravelling the uniforms of his seafaring days and Colony clothing and with the threads he wove maps and banners. He collected old (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Wittgensteinian : Looking at the World From the Viewpoint of Wittgenstein’s Philosophy.A. C. Grayling, Shyam Wuppuluri, Christopher Norris, Nikolay Milkov, Oskari Kuusela, Danièle Moyal-Sharrock, Beth Savickey, Jonathan Beale, Duncan Pritchard, Annalisa Coliva, Jakub Mácha, David R. Cerbone, Paul Horwich, Michael Nedo, Gregory Landini, Pascal Zambito, Yoshihiro Maruyama, Chon Tejedor, Susan G. Sterrett, Carlo Penco, Susan Edwards-Mckie, Lars Hertzberg, Edward Witherspoon, Michel ter Hark, Paul F. Snowdon, Rupert Read, Nana Last, Ilse Somavilla & Freeman Dyson (eds.) - 2019 - Springer Verlag.
    “Tell me," Wittgenstein once asked a friend, "why do people always say, it was natural for man to assume that the sun went round the earth rather than that the earth was rotating?" His friend replied, "Well, obviously because it just looks as though the Sun is going round the Earth." Wittgenstein replied, "Well, what would it have looked like if it had looked as though the Earth was rotating?” What would it have looked like if we looked at all (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000